Adianti Builder 2.7

Submódulos

Agora é possível criar submódulos para os módulos do sistema e vincular páginas/códigos aos mesmos. O submódulo irá gerar um submenu na aplicação final gerada pelo Builder. Na etapa 3 do Download do projeto é possível configurar a ordem do submódulo, bem como da página/código.

Novo componente Aba(Tab)

Um novo componete Aba(Tab) foi adicionado aos formulários do Builder, ele pode ser adicionado em uma linha do formulário. Dentro dele é possível adicionar um detalhe, bem como linhas e outros componentes.

Traduções

Agora será possível traduzir toda a aplicação criada dentro do Builder. O usuário poderá definir a tradução para cada label criado dentro das páginas, bem como criar traduções de forma manual.

View no modelo de dados

O modelo de dados agora permite a criação de Views, que serão criadas na hora de instalar o sistema. Ao criar a view o usuário deve apenas informar o SELECT da mesma, após esta etapa ele irá informar uma chave primária e os respectivos tipos de dados para cada coluna da view.

Ações no formulário de cadastro de detalhe

Agora é possível adicionar ações em uma listagem de um datalhe em formulários, dando mais liberdade para o usuários da plataforma.

Filtro de carregamento em listagem detalhe do formulário de consultas

Agora é possível pré filtrar a lisagem detalhe do formulário de consulta, por meio dos filtros de carregamento. Isso permite então mostrar ou esconder dados para determinado usuário do sistema com base em algum critério definido pelo usuário da plataforma.

Ações nas listagem detalhe dos formulários de consulta

A listagem de detalhe do formulário de consulta, agora permite adicionar ações, dando assim mais liberade para criação de interfaces mais elaboradas pelos usuários da plataforma. Por exemplo, através da lisagem do detalhe editar um item, sem ter que abrir o formulário completo.

Autocomplete de código

O editor de códigos fontes do Builder foi melhorado para ter a funcionalidade de Autocomplete das classes criadas pelo usuário, bem como das classes do Adianti Framework. Para ativar o autocomplete utilize as teclas CTRL + Espaço. Para ele funcionar corretamente, você deve salvar o código logo após a definição de um objeto, fazendo isso o Builder irá atualizar a sua base de autocomplete. O autocomplete irá sugerir as funções das classes, no caso das classes de modelo irá sugerir os atributos(colunas da base de dados).

Melhorias de performance na troca de abas dentro do Editor

As abas do editor do Builder que representam as páginas/códigos abertos pelo usuário, se comportarão de forma mais eficiente. Ao abrir uma página/código uma requisição é feita para o servidor, esse código ou página serão abertos em uma aba dentro do Editor. Essa aba ficará em cache na memória do navegador enquanto o usuário permanecer dentro do editor, o que irá dar mais velocidade no uso da plataforma. Ao alternar entre uma aba e outra, e quando essa aba estiver no cache, ela irá abrir de forma instantânea sem a necessidade de fazer um novo request para o servidor.

Diff na atualização de códigos através do sistema

Ao atualizar os códigos fontes do sistema, através da interface do template, temos a opção de visualizar as diferenças de código. O componente responsável por essa visualização foi substituído por um visualizador de diferenças de código. Dessa forma será muito mais fácil verificar as alterações sofridas no código fonte.