Documentação

9 Relatório tabular

Este tipo de página permite criar relatórios em formatos de tabelas. Páginas de geração de relatórios são formadas por um formulário de filtro que permitem o usuário definir a regra de filtragem, para então gerar o relatório no formato final em HTML, PDF ou RTF. Um relatório tabular pode ter quebras e subtotais.

Relatório Tabular

9.1 Criação

Para criar um relatório tabular, deve ser utilizada a opção “Nova página”, e em seguida, selecionar “Relatório tabular”. Após, será aberto um diálogo com informações necessárias para a criação.

Para criar um relatório tabular, deve-se informar respectivamente:

  1. A base de dados desejada.

  2. A tabela que o relatório buscará as informações

  3. O módulo em que a página ficará agrupada.

  4. Informar se a página aparecerá no menu da aplicação.

  5. O nome da classe controladora do relatório.

  6. O nome da página no menu da aplicação.

  7. Informar se a página será pública. Páginas públicas são acessíveis para usuários não logados na aplicação.

Após a criação, a página para geração do relatório será apresentada em tela com um formulário de filtragem no topo e o próprio relatório de exemplo na parte central da tela. No topo, tem-se a barra de ferramentas, e à direita o painel de propriedades, eventos e filtros. Com a criação, o desenvolvedor pode proceder com as definições de quais campos serão utilizados como filtro (formulário de cima), e também como esses campos serão filtrados (operadores lógicos). O desenvolvedor também poderá configurar quais colunas serão exibidas, e também incluir novas colunas no relatório contendo informações de tabelas relacionadas, ou mesmo cálculos entre colunas.

9.2 Propriedades do relatório

As propriedades do relatório permitem alterar definir suas colunas visíveis, seu estilo de cor e propriedades gerais como ordenação, dentre outros.

Para editar as propriedades do relatório, basta clicar sobre o botão com o formato de engrenagem, que fica à esquerda do relatório de exemplo, que é exibido na parte central da tela. As propriedades do relatório permitem definir quais colunas serão exibidas, por meio da marcação das colunas por meio de caixas de seleção. A propriedade “Estilos de cor” vai definir o conjunto de cores do relatório (cinza, azul, ou vermelho).

Também é possível definir a coluna de quebra, que permite escolher um campo para atuar como agrupador de dados no relatório. Já a propriedade “apresentação da coluna de quebra”, define o conteúdo apresentado na linha de agrupamento. A propriedade “Coluna de ordenação” define a ordenação default do relatório, e a propriedade "ordem" define a direção da ordenação.

9.3 Filtros de campos

Ao trabalhar com um relatório, o usuário poderá filtrá-lo com base nos campos do formulário de filtro localizado na parte superior da tela. Neste formulário, o desenvolvedor pode acrescentar novos campos de filtro. Para cada campo, será necessário configurar a maneira que o mesmo será utilizado como filtro. Para tal, é necessário clicar sobre o campo, e em seguida acessar a aba "Filtros". Os filtros mais simples são do tipo "Comparação direta", que permite comparar uma coluna do banco com o campo selecionado do formulário. Um exemplo seria filtrar por tipo de venda em um relatório de vendas, sendo que existe um campo para o tipo de venda naquela tabela.

O filtro do tipo subconsulta, permite comparar o campo do formulário com um campo relacionado da tabela exibida no relatório. Um exemplo seria uma datagrid de vendas que deve ser filtrada pelo estado do cliente. Neste caso, bastaria acrescentar uma combo de estados no formulário e preencher "Coluna do banco de dados" com o campo que representa o estado do cliente relacionado com a venda, por meio do relacionamento entre campos (venda→cliente → cidade→ estado→id). Assim, o filtro é estabelecido entre o estado selecionado no formulário, e o estado do cliente vinculado àquela venda.

9.4 Filtros de carregamento

Enquanto que os campos do formulário sobre a datagrid permitem o usuário realizar uma filtragem dinâmica em tempo de execução sobre o relatório, existe também a pré-filtragem do relatório, que permite estabelecer filtros "fixos", executados independentemente dos filtros do usuário. Para definir estes filtros, basta clicar sobre o ícone em formato de "engrenagem" à esquerda do relatório, e acessar a aba "Filtros", localizada à direita da tela. Nesta aba, podem ser realizados filtros de "comparação direta" entre uma coluna do banco de dados, e um valor de filtro (que pode ser fixo ou uma variável de seção). Variáveis de seção contém informações do usuário logado e também podem ser utilizadas como filtro. Já o filtro do tipo "subconsulta" permite estabelecer um filtro entre um campo relacionado à tabela em questão e um valor (que pode ser fixo ou variável de seção).

Um exemplo seria um relatório de vendas em que é necessário ter um pré-filtro fixo pelo estado do cliente da venda. Nesse caso, bastaria localizar o estado do cliente por meio de um campo relacionado (venda→ cliente→ cidade→estado→id), e estabelecer um filtro de igualdade com o valor "RS", que seria digitado no "Valor do filtro". Assim, somente vendas de clientes do estado “RS” seriam exibidas. O usuário também pode fazer filtros usando variáveis de seção. Ao clicar em "Adicionar filtro" vários filtros desse tipo podem ser adicionados.

9.5 Propriedades das colunas

Para ajustar uma coluna específica, basta clicar sobre o ícone em forma de "engrenagem" de uma determinada coluna. O usuário poderá alterar o atributo exibido, e inclusive escolher para exibir um atributo de uma tabela relacionada. Como exemplo, podemos citar o “tipo de venda” em uma tabela de vendas (tipo_venda→nome). Em "Rótulo" é possível definir o título da coluna. A propriedade "Transformação" permite aplicar uma função de transformação (formatação monetária, conversão de datas, etc) sobre a coluna da listagem, alterando sua forma de exibição. A propriedade "Totalizador" permite definir uma fórmula de totalização na listagem.