Documentação

1 Introdução

O Builder é um assistente de geração de aplicações, que permite ao desenvolvedor modelar, criar formulários, listagens, relatórios, calendários, gráficos, documentos, desenhos, etiquetas de códigos de barras, e etiquetas de qrcode por meio de uma interface gráfica intuitiva.

O Builder permite ao desenvolvedor criar aplicações multiempresa que utilizam filtros dinâmicos em seção. Ele também permite ao desenvolvedor personalizar ações de botões de formulários, criar coleções de códigos-fontes e reaproveitar estes códigos entre diferentes ações.

O objetivo principal do Builder é agilizar a criação de novas aplicações, tornando a criação de interfaces e interação com a base de dados uma tarefa extremamente simples, liberando o tempo do desenvolvedor para se concentrar na lógica de negócios.

Toda aplicação criada pelo Builder pode ser integralmente obtida com seus códigos-fontes pelo desenvolvedor, que poderá hospedá-la em sua máquina local ou colocá-la em produção na nuvem.

1.2 Funcionamento do Adianti Builder

Fluxo de utilização do Adianti Builder

1.3 Etapas de utilização

A figura a seguir resume as principais etapas no uso do Adianti Builder.

  1. Modele

    O primeiro passo é criar o modelo do banco de dados, diretamente no Builder, definindo as tabelas, colunas, e relacionamentos.

  2. Desenhe e configure

    O próximo passo é criar páginas (formulários, listagens, relatórios, calendários, gráficos, documentos, desenhos, etiquetas) e definir o comportamento delas, configurar suas ações e vincular com a base de dados.

  3. Personalize

    O desenvolvedor poderá configurar temas e cores da aplicação antes de realizar o download da mesma.

  4. Baixe

    O desenvolvedor poderá baixar integralmente os códigos-fonte da aplicação e utilizá-la localmente ou publicar em um servidor na nuvem.

1.4 Framework

O Builder gera uma aplicação PHP com Adianti Framework (http://www.adianti.com.br/framework), utilizando boas práticas de programação e segurança.

O Adianti Framework para PHP fornece uma arquitetura open-source baseada em padrões de projeto, voltada para a criação ágil de aplicações de negócio em PHP.

Ele busca reduzir os custos de desenvolvimento por oferecer componentes de alto nível para criação de formulários, datagrids, relatórios e outros, tais como:

  1. Voltado para o desenvolvimento de sistemas;

  2. Oferece componentes de alto nível;

  3. Manipulação simplificada do banco de dados;

  4. Templates para criação de sistemas;

  5. Controle de login, permissão de acesso, logs.

Não é função deste manual ensinar a utilização do Adianti Framework, pois o mesmo possui documentação própria (http://www.adianti.com.br/framework).

1.5 Estrutura de diretórios

Esta seção mostra a estrutura de diretórios que será gerada para a aplicação. A tabela a seguir detalha a estrutura de diretórios utilizada pelo Adianti Builder, com estrutura bastante simples e intuitiva. Todas as classes do framework, arquivos incluídos, classes, imagens, etc. estão localizados sob o diretório /lib/adianti. O diretório /lib ainda possui os diretórios jquery e bootstrap, que contêm estas outras bibliotecas por que são utilizadas internamente pelo framework.

O diretório /app contém toda a aplicação desenvolvida. Este diretório já possui por convenção uma estrutura pré-determinada onde as classes da aplicação devem ser salvas.

Estrutura de diretórios