Documentação

22 Gerador de CRUD

O Adianti Builder oferece um gerador automático de telas, CRUDs acrônimo de Create, Read, Update e Delete na língua Inglesa. Para as quatro operações básicas utilizadas em bases de dados relacionais ou em interface para utilizadores para criação, consulta, edição e remoção de dados.

Para acessar esta opção basta acessar as páginas de um projeto e clicar no menu lateral esquerdo na opção Gerador de CRUD.

22.1 Utilização

O Adianti Builder criará uma listagem com todas as tabelas de todos os diagramas da aplicação. Cada tabela pode ser marcada ou desmarcada individualmente para geração automática de telas. Para cada tabela serão geradas duas páginas: uma listagem com ações de edição e remoção, e um formulário onde os registros serão criados e editados. Todas as páginas geradas são funcionais e podem ser customizadas.

Para todas as tabelas selecionadas deve-se informar respectivamente:

  1. Módulo: Em qual módulo da aplicação essas páginas serão vinculadas.

  2. Controlador do formulário: O nome da classe do formulário.

  3. Nome do formulário (menu): Nome da página no menu da aplicação.

  4. Controlador da listagem: O nome da classe da listagem.

  5. Nome da listagem (menu): Nome da página no menu da aplicação.

Todos os campos são obrigatórios. Embora os formulários tenham nome no menu da aplicação por padrão eles vem com a opção "Exibida no menu" como não. Configuração que pode ser ajustada ao abrir as configurações da página.

Gerador de CRUD

Após selecionar e configurar todas as páginas desejadas o programador clica em gerar e em segundos todas as telas básicas da aplicação são criadas.