Documentação

7 Formulário de cadastro

Este tipo de página permite criar formulários de cadastro baseados nas informações das tabelas do banco de dados com rótulos e campos de entrada de dados de diversos tipos (campo texto, caixa de seleção, busca na base de dados, etc).

Página formulário

Abaixo da barra de ferramentas aparecem o nome da página e a tabela sobre a qual a páginas está sendo montada.

7.1 Criação

Para criar um formulário de cadastro, deve ser utilizada a opção "Nova página", e em seguida, selecionar "Formulário de cadastro". Após será aberto um diálogo com as informações necessárias para a criação.

Para criar o formulário primeiro deve-se informar respectivamente:

  1. A base de dados desejada.

  2. A tabela que o formulário buscará as informações.

  3. O módulo em que a página ficará agrupada.

  4. Informar se a página será pública. Páginas públicas são acessíveis para usuários não logados na aplicação.

  5. O nome da página no menu da aplicação.

  6. O nome da classe controladora do formulário.

  7. Tipo de apresentação da página. Normal são páginas tradicionais web, ocupam toda a tela. Já a opção Window exibe o formulário em uma janela flutuante sobre o conteúdo anterior.

  8. Informar se a página aparecerá no menu da aplicação.

Após a criação, o formulário será apresentado em uma tela com um modelo gerado automaticamente com rótulos na esquerda e as entradas de dados na direita. No topo, tem-se a barra de ferramentas, e à direita o painel de propriedades, eventos e filtros. Com o formulário gerado o desenvolvedor pode proceder com as definições, quais campos serão exibidos e como.

7.2.2 Propriedades do formulário

Para alterar o nome do formulário basta clicar sobre o nome do mesmo que inicialmente é Título do formulário, também é possível realizar esta operação clicando na engrenagem no canto superior direito do formulário, que da acesso as configurações do mesmo.

Propriedades form

Dentro das configurações além do nome também é possível alterar a ação que será executada após salvar um registro. Por padrão nenhuma ação é executada, um exemplo comum seria, voltar para a listagem de registros após realizar as mudanças ou criar um novo registro.

7.3 Formulário

Na parte central da página ficam o formulário propriamente dito, usando as colunas da tabela escolhida para criar o formulário o Adianti Builder consegue gerar automaticamente um formulário padrão, Rótulo + Campo.

7.2.1 Propriedades da linha

Para acessar as propriedades de uma linha do formulário basta repousar o mouse sobre a linha e na lateral esquerda serão exibidos quatro ícones de controle.

  • Lixeira: apaga a linha do formulário.

  • Setas : move a linha verticalmente.

  • Mais : adiciona uma nova linha.

  • Engrenagem : Layout da linha, duas ou quatro colunas.

7.4 Ações

Formulários por padrão trazem algumas ações com código fonte base pronto: salvar, novo e editar.

  1. Salvar: Comportamento padrão é salvar todos os dados da página na tabela escolhida na criação.

  2. Editar: Normalmente acessada através da uma listagem dos registros da tabela, preenche o formulário com os dados do registro escolhido.

  3. Novo: Limpa os dados do formulário, deixando-o pronto para uma nova inserção.

Ações do formulário

Todas as ações permitem edição do código fonte base. Para realizar esta operação basta clicar na opção "Ação de edição" para edições, já para "Salvar" e "Novo" deve-se clicar na ação desejada, selecionar a aba "Eventos" na lateral direita da página e acessar o método.

O nome dos métodos podem ser alterados sem nenhum problema.

Atenção: o botão: Ação de edição não é exibido, ele é apenas um atalho para a edição do código-fonte desta ação.

Para mais informações sobre edição de código ver capítulo 21 Edição de código fonte

7.5 Formulário com detalhe

Formulários de cadastro podem gravar dados em tabelas relacionadas através da opção Formulário detalhe. Esta opção se encontra dentro do menu inserir. Somente tabelas relacionadas são exibidas como opção de detalhe. Um exemplo corriqueiro seria um cadastro de venda com um ou mais itens.

Formulário com detalhe

O formulário detalhe é formado um um formulário na parte superior e uma listagem na inferior. Ao preencher o formulário e clicar no botão adicionar, os dados viram registros dentro da lista. Os dados do detalhe ficam armazenados na variável $_SESSION do servidor da aplicação. A listagem do detalhe permite seleção de quais colunas serão exibidas, essa configuração pode ser realizada no menu de configuração da lista. É possível configurar algumas propriedades das colunas da listagem para mais informações ver capítulo 8.5 Propriedades das colunas.