Documentação

24 Download

Esta seção é reservada para tratar de uma das últimas etapas da criação da aplicação através do Adianti Builder. Para realizar o download da aplicação basta acessar o link Download no menu superior e seguir quatro passos:

  1. Propriedades do banco de dados.

  2. Ordenação do menu.

  3. Escolha do template.

  4. Estilo do template.

  5. Estilo do login.

  6. Finalização.

24.1 Propriedades do banco de dados

Ao acessar a seção de downloads é exibido ao uma lista com a(s) base(s) dado(s) que o desenvolvedor criou. Onde deverá ser informado:

Propriedade Valor
Tipo da base de dados PostgreSQL, MySQL, Oracle, SQLite, SQL Server.
Host IP do banco de dados.
Usuário Usuário dono do banco de dados.
Porta Porta de comunicação do banco de dados no servidor.
Senha Senha de acesso para o banco de dados.

Essas configurações de bases de dados ficarão armazenadas em um arquivo de configuração <nome-da-base>.ini e poderão ser atualizadas a qualquer momento. Os arquivos de configuração ficam no diretório app/config.

Propriedades banco

24.2 Ordenação do menu

Durante o download é possível ordenar os itens do menu da aplicação. Existem dois tipos de ordenação que podem ser realizados.

  • Nível 1 - É possível ordenar a ordem que os módulos irão aparecer, por exemplo a imagem a seguir mostra primeiro Pessoas depois Relatórios e por último Consultas. Essa ordem pode ser alterada apenas por clicar e arrastar o ícone de setas do lado do nome deste item.

  • Nível 2 - É possível ordenar os subitens que ficam dentro dos módulos, da mesma maneira que o nível 1 a ordenação acontece através do ícone de setas, basta clicar e arrastar para alterar a ordem. Não é possível mover um item de um módulo para outro. Para realizar esta operação é necessário alterar o módulo da página desejada no menu páginas.

Ordenação do menu

24.3 Escolha do template

O Adianti Builder oferece duas opções de template para download da aplicação.

  1. AdminLTE (Bootstrap theme)

  2. AdminBSB (Material Design)

Templates

24.4 Alterar estilo do template

Está seção é reservada principalmente para escolha das cores da aplicação a ser gerada. O desenvolvedor deve escolher a cor do template e o tema para os formulários. São exibidas diversas opções de cores e fica a critério do desenvolvedor escolher a melhor combinação. Além da paleta de cores também é possível definir um texto ou nome do sistema que será exibido no canto da superior esquerdo da aplicação.

Abaixo das configurações existe uma página de modelo onde é possível pré-visualizar o resultado das configurações até então.

Escolha de estilos

24.5 Estilo do login

De maneira semelhante, nesta seção é possível configurar os estilos da tela de login da aplicação. Além das cores é possível configurar os textos exibidos, título, título do formulário e botão.

Estilo do login

24.6 Finalização

O último passo é a finalização onde a aplicação será gerada. Duas opções são apresentadas:

  1. Download da aplicação - Um arquivo .zip é disponibilizado para download contendo toda a aplicação, inclusive um instalador.

  2. Deploy da aplicação - A aplicação será enviada diretamente para um servidor definido pelo desenvolvedor. O servidor indicado deve possuir acesso via ssh. O usuário informado deve ter permissão de escrita e leitura no diretório em que a aplicação será disponibilizada. Por exemplo se o servidor utilizar apache o diretório é /var/www/html/. O processo de deploy irá sobrescrever o diretório do projeto caso ele já exista.

Download finalização

24.6.1 Deploy

Para realizar o deploy é necessário preencher às seguintes informações:

  1. Nome do servidor

  2. Host - IP ou DNS do servidor

  3. Port - Porta para conexão via ssh, se deixado em branco será utilizado o valor padrão 22.

  4. Diretório do projeto - Local onde os arquivos do projeto serão extraídos.

  5. Usuário (ssh) - Usuário que realizará a conexão ssh.

  6. Senha (ssh) - Senha de acesso ssh.

  7. Ignorar arquivos de configuração - Não enviar os arquivos de configuração de conexão com o(s) banco(s) de dados do projeto.

Deploy

24.7 Teste online

O Adianti Builder disponibiliza um ambiente de testes online para todos os projetos. Na última etapa do download além dos botões de Download da aplicação e Deploy da aplicação é apresentado o botão Teste online.

Ao clicar no botão de Teste online o Adianti Builder irá realizar o deploy completo do projeto em um servidor e todas as bases serão criadas em sqlite. O ambiente é ideal para testes antes de enviar as mudanças para produção.

Quando o desenvolvedor optar por utilizar o teste online é possível utilizar as bases de dados criadas no teste anterior. Para isso o Adianti Builder fornece a opção: Manter base de dados atual que deve ser marcada antes de realizar o teste online.

Atenção: A opção Manter base de dados atual não deve ser marcada na primeira vez que o teste será executado.

Teste online