Documentação

12 Documento

Este tipo de página permite criar documentos PDF. Em uma aplicação de negócio muitas vezes é necessário gerar um documento para imprimir ou enviar para clientes e fornecedores algumas transações de negócio como: pedido de venda, ordem de compra, orçamento, ordem de serviços, dentre outros. Páginas do tipo "Documento" permitem criar documentos que podem ser gerados a partir de ações individuais como uma ação de uma datagrid, onde o usuário clica sobre um registro específico.

Documento

12.1 Criação

Para criar um documento, deve ser utilizada a opção “Nova página”, e em seguida, selecionar "Documento". Após, será aberto um diálogo com informações necessárias para a criação. Para criar um documento, deve-se informar respectivamente:

  1. A base de dados desejada.

  2. A tabela que o documento buscará as informações.

  3. O módulo em que a página ficará agrupada.

  4. O nome da página.

  5. O nome da classe controladora do documento.

  6. Informar se a página será pública. Páginas públicas são acessíveis para usuários não logados na aplicação.

12.2 Utilização

Documentos são criados a partir de um editor visual online HTML, e permitem incluir livremente dados de uma tabela mestre e também de tabelas de detalhamentos, inclusive com subtotais e formatação. Para a criação do documento, o usuário terá um editor visual com funcionalidades de formatação, escolha de fontes, alinhamentos e outros. Para criar o documento, basta digitar textos, inserir tabelas, inserir campos e tabelas de detalhamento, e formatar o documento.

12.3 Inserção de campos

A qualquer momento, o usuário poderá digitar o caractere $ e o Builder listará os campos da tabela mestre e também campos relacionados. Campos inseridos diretamente a partir da tabela mestre serão exibidos no formato {$empresa_id}, enquanto que campos de tabelas relacionadas serão exibidos no formato {$empresa->nome}, ou {$empresa->cidade->nome}.

12.4 Detalhes

O botão "Listagem detalhe" poderá ser utilizado para a inserção de uma listagem contendo dados de uma tabela de detalhamento relacionada à tabela mestre. O Builder permitirá inserir somente detalhamentos para tabelas diretamente relacionadas à tabela mestre por meio de chaves estrangeiras. Ao inserir um detalhamento, o Builder irá inserir uma tabela modelo com uma linha de exemplo, e uma linha de total. Os campos do corpo da tabela de detalhamento serão exibidos no formato {$descricao}, que representa um campo de detalhe. Já os campos de totalização da tabela de detalhamento serão exibidos no formato count({$descricao}) ou sum({$valor}), que permite a execução de fórmulas sobre campos. As fórmulas disponíveis são: sum() para soma, count() para contagem, min() para mínimo, max() para máximo, avg() para média.