Documentação

14 Desenho

Este tipo de página permite criar desenhos contendo linhas, traços, ícones, formas geométricas, cores, entrada de dados, etc. Páginas de desenhos são semelhantes a documentos também geram PDFs que podem ser usado para gerar capas de livros financeiros, capas de arquivos físicos, capas de embalagens, anúncios, banners, dentre outros impressos.

14.1 Criação

Para criar um desenho, deve ser utilizada a opção “Nova página”, e em seguida, selecionar "Desenho". Após, será aberto um diálogo com informações necessárias para a criação. Para criar um desenho, deve-se informar respectivamente:

  1. A base de dados desejada.

  2. A tabela que o documento buscará as informações.

  3. O módulo em que a página ficará agrupada.

  4. O nome que será exibido no menu da aplicação referente a página.

  5. O nome da classe controladora do documento.

  6. Informar se a página será pública. Páginas públicas são acessíveis para usuários não logados na aplicação.

14.2 Utilização

Desenhos são criados a partir de um editor visual online, e permitem incluir livremente:

  1. Traços livres.

  2. Retas.

  3. Quadrados / Retângulos.

  4. Círculos / Elipses.

  5. Caminhos (curvas de bézier).

  6. Formas geométricas / figuras.

  7. Entrada de textos.

As entradas de texto permitem uso de dados da tabela definida na criação da página e atributos relacionados. Para a criação do desenho, o usuário terá um editor visual com as opções listadas acima elas também possuem propriedades para configuração como: coordenadas de posição, rotação, opacidade, alinhamento, tipo do traçado, cor e fonte.

Desenho

14.3 Inserção de campos

A qualquer momento, o usuário poderá digitar o caractere $ e o Builder listará os campos da tabela mestre e também campos relacionados. Campos inseridos diretamente a partir da tabela mestre serão exibidos no formato $empresa_id, enquanto que campos de tabelas relacionadas serão exibidos no formato $empresa->nome, ou $empresa->cidade->nome.