Documentação

11 Calendário

Este tipo de página permite criar um calendário para exibir, criar e alterar eventos/agendamentos. Ele possui três modos de visualização: mês, dia e semana. Quando selecionado mês, a página exatamente como um calendário tradicional exibe todos com os agendamentos em suas respectivas datas. Já nos outros dois modos o calendário assemelha-se mais com uma agenda pois possui divisões por horas.

Calendário

11.1 Criação

Para criar um calendário, deve ser utilizada a opção “Nova página”, e em seguida, selecionar “Calendário”. Após, será aberto um diálogo com informações necessárias para a criação.

Para criar uma listagem, deve-se informar respectivamente:

  1. A base de dados desejada.

  2. A tabela que o formulário buscará as informações

  3. A coluna com data e hora que serão usadas como inicio do evento no calendário.

  4. A coluna com a cor do evento (opcional).

  5. Tipo de calendário, se exibirá todos os eventos ou apenas os do usuário logado.

  6. O módulo agrupador da página.

  7. Informar se a página aparecerá no menu da aplicação.

  8. Nome do item no menu.

  9. O nome da classe controladora do formulário.

  10. A coluna com data e hora que serão usadas como fim do evento no calendário.

  11. Coluna que será usada como título do evento.

  12. Coluna de referência ao usuário logado.

  13. Informar se a página será pública. Páginas públicas são acessíveis para usuários não logados na aplicação.

Após a criação, a página será apresentado em tela com um formulário de cadastro de eventos no topo e o próprio calendário de exemplo na parte central da tela. No topo, tem-se a barra de ferramentas, e à direita o painel de propriedades, eventos e filtros. Com a criação, o desenvolvedor pode proceder com as definições de quais campos serão utilizados para cadastro. O desenvolvedor também poderá configurar quais dias da semana e horas serão exibidos. O formulário apresentado no topo da página é exibido na forma de uma janela flutuante quando clicado em um agendamento ou em uma célula do calendário.

11.2 Propriedades do calendário

As páginas oferecem ao desenvolvedor várias opções de customização e configuração, para acessar as opções do calendário basta clicar no botão com uma engrenagem e rótulo "Calendário"

Configurações calendário

De cima para baixo respectivamente:

Horário inicial dos agendamentos: A hora inicial que será exibida no modo de visualização semana e dia, que se assemelham com uma agenda. Horáro final dos agendamentos: A hora final que será exibida no modo de visualização semana e dia. *Embora limitem a visualização nem a hora inicial ou final impedem o cadastro de um agendamento fora da hora inicial ou final. Dias da semana disponíveis: O calendário exibirá apenas os dias selecionados. Visão inicial do calendário: Qual modo será exibido por padrão ao abrir uma tela com o calendário. Título do conteúdo flutuante do agendamento Título da janela popover. Conteúdo flutuante do agendamento (popover) Conteúdo do popover, as colunas da tabela podem ser usadas como conteúdo.

11.3 Regras

Aqui são definidas regras gerais para carregamento dos agendamentos. Podem ser usados um ou mais filtros por calendário, basta clicar em "Adicionar filtro". Um exemplo seria, uma tela de agendamentos onde são exibidos apenas as reservas criadas pela pessoa logada na aplicação, para isso basta selecionar "Comparação direta" no tipo de filtro, a coluna da tabela com a informação para comparação, o operador desejado e o valor de filtros. O Builder oferece opções de valores de filtros que estão na seção, como os grupos, unidade, etc que usuário logado pertence facilitando comparações.

Regras calendário