Documentação

28 Atualização da aplicação

Conforme a utilização de uma aplicação bugs podem ser encontrados e precisam ser corrigidos ou novas demandas surgem e a aplicação precisa atender essas necessidades.

28.1 Atualização de páginas através do Builder

Através do Adianti Builder é possível atualizar páginas de após a instalação. Para isso deve-se acessar o projeto da aplicação dentro do Builder, acessar a página desejada e realizar as mudanças necessárias. Existem duas maneiras para enviar as modificações realizadas para a o servidor da aplicação diretamente do Adianti Builder, este processo preferencialmente deve ser executado no desenvolvimento.

  1. Realizar deploy individual das páginas modificadas.

  2. Realizar deploy de todo projeto.

Atenção: Ao realizar o deploy completo da aplicação modificações que não foram realizadas pelo Adianti Builder serão sobrescritas.

Para realizar o deploy individual basta clicar no ícone de foguete na barra de ferramentas na edição da página.

O deploy completo da aplicação é realizado através do menu Download onde deve-se seguir todos os passos para download da aplicação e por último escolher a opção Deploy.

Tanto na opção individual como no deploy completo as informações solicitadas são as mesmas que foram explicadas no capítulo 24.6.1 Deploy.

Single deploy

28.1.1 Deploy individual teste online

Além do deploy individual para um servidor do desenvolvedor, o Adianti Builder oferece a opção de realizar um deploy individual de uma página para o teste online (se existente). Esta opção é iedeial para o desenvolvedor testar mudanças realizadas em uma página, pois o deploy individual é extremamente ágil.

Deploy individual de páginas

28.2 Atualização de páginas através da Aplicação

As aplicações geradas pelo Adianti Builder possuem uma atalho que disponibiliza algumas opções de edição e atualização de páginas. Essas opções são exibidas somente para usuários que são Administradores da aplicação. Para acessá-las basta clicar no ícone que fica disposto na barra de ferramentas e é apresentado como um ícone no formato de uma engrenagem.

Ataulização de páginas

São exibidas três opções:

  • Editar a página: Abre a página selecionada para edição dentro do Adianti Builder.

  • Atualizar a página: busca atualizações feitas na página no Adianti Builder

  • Baixar novas páginas: busca novas páginas criadas no Adianti Builder que ainda não fazem parte da aplicação.

Opções

28.2.1 Editar a página

Funciona exatamente como um link, que vai diretamente para a edição da página ativa na aplicação dentro do Adianti Builder. Apenas páginas criadas poderão ser editadas, uns exemplos de páginas que não poderão ser editadas seriam páginas administrativas, logs ou documentos.

28.2.2 Atualizar a página

É possível atualizar uma página diretamente da aplicação, isso significa, que a própria aplicação irá puxar as modificações feitas no Adianti Builder para atualizar uma página própria. Ao invés de realizar um deploy da página via ssh a aplicação sobrescreverá o arquivo .php em questão. Essa maneira de atualização funciona exatamente como na opção de edição de página apresentada no capítulo anterior, somente páginas criadas no Adianti Builder poderão ser atualizadas.

Atualizar página

Ao clicar em Atualizar a página será exibida uma confirmação da ação. Nela são exibidas as seguintes informações:

  • Tipo: tipo da página (controle, documento, relatório, etc).

  • Diretório: Diretório dentro da aplicação onde o arquivo fica salvo.

  • Página: Nome da página.

  • Código-fonte: Código-fonte atualizado da página.

Basta clicar em Salvar para que a página em questão seja atualizada.

Algumas páginas serão atualizadas em duas etapas, um exemplo seria: um documento. Primeiro é atualizado o arquivo responsável pelo formulário e em seguida o documento propriamente dito é atualizado. Esse comportamento é esperado para as seguintes páginas:

  • Documentos e documentos em lote

  • Desenhos e desenhos em lote

Para que isso funcione o usuário sob o qual o servidor de páginas está rodando precisa ter permissão de escrita nos diretórios da aplicação. Uma sugestão de comandos para habilitar essa função no linux são:

Permissão nos arquivos e diretórios, deve ser executado em todos os arquivos do projeto.

sudo cd /var/www/html/meu-projeto/ sudo chmod 775 . -Rf

Permitir que o usuário do servidor que rodará as páginas, nesse exemplo: www-data, possa escrever nos aquivos da aplicação.

sudo chown www-data:www-data . -Rf

Atenção: alguns diretórios da aplicação precisam ter permissão de escrita para o grupo outros:

  • tmp

  • files/

  • app/output/

Exemplo de comandos para configurar as permissões de um projeto no linux:

sudo cd /var/www/html/meu-projeto/ sudo chmod 777 tmp/ files/ app/output -Rf


Atenção! Para aumentar a segurança de aplicações em produção o dono dos arquivos deve ser o root do servidor.

Comando para alterar o dono dos arquivos, deve ser executado em todo o projeto:

sudo cd /var/www/html/ sudo chown root.root meu-projeto/ -Rf

28.2.3 Baixar novas páginas

Baixar novas páginas buscará novos arquivos criados dentro do Adianti Builder, que não estão presentes na aplicação. Todas as novas páginas aparecerão em uma lista, na qual é possível baixar as páginas desejadas, através do botão de Download.

Baixar novas páginas

Páginas que são baixadas pela aplicação executam três dos quatro passos descritos no próximo capítulo:

  1. Criar o programa.

  2. Conceder permissão para grupos de administradores.

  3. Atualizar o menu da aplicação

Além do processo automatizado é necessário conceder permissão para outros grupos de interesse além dos administradores. E por último é necessário recarregar as informações da sessão da aplicação, existem duas maneiras de fazer isso:

  1. Relogar

  2. Acessar a opção Recarregar

No template 3 (AdminLTE) a opção Recarregar fica no drop down do usuário localizado no canto superior direito, já no template 4 (MaterialDesign) o drop drown de usuário fica na parte esquerda superior.

Recarregar AdmLTE

Recarregar material

28.3 Disponibilizar páginas

Para os casos em que a atualização de páginas não for feita através da aplicação é necessário disponibilizar a página em questão para os usuários. Apenas o download ou deploy de páginas novas não é o suficiente para sua utilização, é necessário seguir os seguintes passos após o baixá-las:

  1. Salvar o arquivo em local apropriado.

  2. Criar o programa.

  3. Conceder permissão para grupos e usuários.

  4. Atualizar o menu da aplicação.

  5. Atualizar as permissões da sessão.

28.3.1 Salvar o arquivo

Após o download ou desenvolvimento manual de uma página é necessário salvar o arquivo no local apropriado dentro do projeto.

Dentro do projeto o arquivo .php deve ficar dentro do seguinte diretório: app/control/<módulo-da-página>

Documentos e Desenhos possuem uma etapa a mais para serem disponibilizados:

  1. Documento é acompanhado por um arquivo .html que deve ser salvo dentro do diretório app/documents/

  2. Desenho é acompanhado por um arquivo .svg que deve ser salvo dentro do diretório app/drawings/

28.3.2 Criar o programa

Todas as páginas dentro do Adianti Framework estão sob um controle de permissão, esse controle em uma aplicação gerada pelo Adianti Builder é criado durante a instalação, portanto novas páginas necessitam ser cadastradas.

Para realizar o cadastro de novas páginas, um usuário administrador deve acessar o menu Administração e a opção Programas. Será exibido uma listagem com todos os programas da aplicação.

Listagem de programas

Através do botão Novo é possível cadastrar um programa. São solicitadas apenas duas informações para que um novo programa seja cadastrado:

  1. Nome: Nome do programa.

  2. Classe de controle: O arquivo .php que representará o programa, são exibidas apenas opções de arquivos dentro do diretório do projeto.

Criar programa

28.3.3 Conceder permissão

Uma vez que o programa em questão estiver cadastrado é necessário conceder permissão para grupos ou usuários. Para cadastrar permissão para grupos deve-se acessar o menu Administração e o item Grupos onde será exibido uma lista com todos os grupos do projeto. Acessando os grupos que devem ter permissão o desenvolvedor pode adicionar ou remover a permissão de acesso a algum programa especifico.

Programas do grupo

Através do ícone de lupa é possível pesquisar em uma lista com todos os programas cadastrados na aplicação e os que forem selecionados serão adicionados na lista de programas que o grupo tem acesso.

Da mesma maneira que um programa é cadastrado para um grupo de usuários é possível conceder permissão individual para apenas uma pessoa. O processo de cadastro de permissão para usuários segue os mesmos moldes do cadastro para grupos. O acesso desta opção fica no menu Administração no item Usuários.

Programa para usário

28.3.4 Atualizar o menu da aplicação

Para que uma nova página seja exibida no menu da aplicação o mesmo deve ser atualizado. O menu é formado por um xml dividido em dois níveis: módulos e itens do módulo, que é ligado a uma página da aplicação.

Para adicionar um novo item no menu deve-se encontrar o trecho respectivo do módulo desejado e acrescentar o seguinte trecho no xml:

Menu item

Onde:

  1. label é o nome que será exibido no menu.

  2. <icon> é o ícone da font awesome que será exibido ao lado do nome do item.

  3. <action> é o nome do arquivo da página

28.3.5 Atualizar as permissões da sessão

Para efetivamente utilizar a página cadastrar é necessário recarregar as informações na sessão para isso, basta seguir as instruções do capítulo 28.2.3 Baixar novas páginas